revolução: s. f. Ato ou efeito de revolucionar ou de revolver; sublevação, rebelião, revolta,insurreição. Mudança profunda ou completa, subversão: revolução nos costumes, nas artes e nas ciências.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Características do iluminismo
Os filósofos iluministas viam-se como militares da luta da razão, sendo a "luz" contra a tradição cultural e institucional, que denominavam as "trevas". Pregavam o fim a intervenção do Estado na vida particular e pública da população, alegando que a felicidade deve estar ao alcance de todos.
O Estado juntamente com suas restrições, foi visto como um obstáculo à expansão da economia. Por consequência disto, foram desencadeadas reformas, por intermédio dos monarcas, que tinham o intuito de adequar as estruturas econômicas , e defender um Estado constitucional.
Segundo os iluministas, as atividades econômicas naturais eram mais importantes do que o comércio, levando em consideração a prosperidade nacional, já que o comércio era essencialmente estéril.
A partir da obra " O espírito das leis", Montesquieu formou o governo despótico. Uma forma de governo na qual o poder é exercido de maneira absoluta e arbitrária, onde o governante dispõe de poder ilimitado sobre a vida das pessoas. Formado por 3 poderes:
Legislativo: fazer as leis e fiscalizar a execução das mesmas sem ser ativo nesse processo, mas cumprindo seu papel.
Executivo: não deve ser escolhido pelo legislativo, pois haveria fusão de poderes. Mas, deve tomar iniciativa nas tomadas de decisões ativas e na execução de leis.
Judiciário: deve julgar as ações de acordo com a leis do legislativo.
Executivo: não deve ser escolhido pelo legislativo, pois haveria fusão de poderes. Mas, deve tomar iniciativa nas tomadas de decisões ativas e na execução de leis.
Judiciário: deve julgar as ações de acordo com a leis do legislativo.
Com o governo despótico formado, os déspotas se consolidaram no poder, utilizando práticas intervencionistas.
Rousseau defendia a idéia de que a bondade natural dos homens foi pervertida pela civilização. Sendo assim, ele afirmou que todos nascem sendo pessoas boas, e é a civilização, de modo geral, que as corrompe.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
